NÃO HÁ NO BRASIL REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR;
Cartilha de Educação Domiciliar disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) QUE ESCLARECE SOBRE ESSA MODALIDADE DE ENSNO.
O RECEBS NÃO INCENTIVA QUE OS PAIS TIREM SEUS FILHOS DA ESCOLA PRESENCIAL;
OFERECEMOS SUPORTE TOTAL PARA AS FAMÍLIAS QUE JÁ TOMARAM A DECISÃO POR ESSA MODALIDADE DE ENSINO;
NOSSOS CONTEÚDOS ESTÃO ALINHADOS COM A BNCC, SEM QUALQUER VIÉS IDEOLÓGICO.
A Educação Domiciliar é reconhecida em 85% dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como direito das famílias, direito esse que já é garantido legalmente em mais de 60 países ao redor do mundo. É o que também consta na Cartilha de Educação Domiciliar disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).
Para que as famílias possam educar seus filhos com a tranquilidade de estarem ensinando os conteúdos certos, onde o estudante desenvolve suas habilidades e competências, bem como lhe dá condição de uma formação integral, qualificação para o trabalho e o pleno exercício da cidadania, o Instituto RECEBS a partir do Projeto Luz do Ensino oferece uma PLATAFORMA QUE DÁ SUPORTE total aos estudos das famílias educadoras.
Esse suporte consiste na oferta de acompanhamento pedagógico, psicopedagógico, neuropsicológico, tutoria, vídeos aulas, material didático (sem viés ideológico, religioso, políticos ou outros), relatório de acesso na plataforma (comprovação de acesso, notas das avaliações realizadas, dia, data, hora (segundos) e tempo de acesso), declaração de suporte nos estudos e certificado de incentivo por conclusão da etapa de estudos no Projeto Luz do Ensino.
Quando a família se cadastra no Projeto Luz do Ensino do Instituto RECEBS é feita uma matrícula interna, sem vínculo com secretarias de educação, tendo em vista que a EDUCAÇÃO DOMICILIAR É RECONHECIDA PELO MEC, MAS AINDA NÃO É UMA MODALIDADE DE ESINO REGULAMENTADA. A matrícula consta como um controle interno do Instituto.
O “estudante é matriculado” em um projeto que corresponde à sua série de estudo no ensino regulamentado. Por exemplo: Projeto Ibiaci I (corresponde a 6ª série do ensino fundamental II). Essa nomenclatura foi feita para garantir às famílias que ensinarão seus filhos conteúdo correspondente à idade e de acordo com as normas do ensino brasileiro.
Há um cuidado na escolha do material didático a fim de se colocar conteúdo sem qualquer que seja o viés. Os vídeos com as explicações das aulas são catalogados no Youtube. Vídeos públicos, mas que definem ou explicam o assunto tratado em cada disciplina da melhor maneira possível para que o estudante e sua família não fiquem com dúvidas. Todo material fica disponibilizado na plataforma de estudo por 24 horas/dia. As dúvidas podem ser tiradas a qualquer momento, inclusive em domingos e feriados.
A família que opta pela Educação Domiciliar encontra no Instituto RECEBS um suporte que lhe dá tranquilidade para educar seus filhos de acordo com as orientações do Ministério da Educação – MEC, sob a orientação da Base Comum Nacional Comum Curricular – BNCC, um documento normativo e referência obrigatória para elaboração dos currículos e propostas pedagógicas para a educação básica no Brasil.
Vale ressaltar que apesar da Educação Domiciliar ainda não ser regulamentada, é reconhecida pelo MEC(Ver Cartilha), garantida em lei no Artigo 205 da Constituição Brasileira que declara que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
O Instituto RECEBS faz o acompanhamento constante da família educadora: tira dúvidas, orienta métodos de ensino, preocupa-se com o desenvolvimento intelectual do estudante e de todos os envolvidos, dialoga para que haja o entendimento da importância de seguir o currículo dentro das normas da BNCC para que futuramente, caso seja da vontade da família, o estudante possa ingressar no Ensino Regular sem perdas de conteúdos, ou seja, a qualquer momento que o estudante retornar para o ensino regular estará preparado para a série que for matriculado, tendo em vista que o Instituto RECEBS tem os materiais de estudos, disponibilizados em sua plataforma, alinhados ao currículo padrão estipulado pelo MEC, normatizado pela BNCC.
Garanta um autoaprendizado de sucesso. Venha para o Instituto RECEBS e vivencie UM NOVO TEMPO DA EDUCAÇÃO.
Marque e Participe de uma reuniãoON-LINE individual para esclarecimento;
Você pode baixar a cartilha Educação Domiciliar (HomeSchool) do MEC para conhecer melhor esse método de ensino.
CLICK no botão e leia a cartilha de Educação Domiciliar do MEC
Lei da Educação Domiciliar Aprovada:
PL 3.179/2012
REGULAMENTAÇÃO da Educação Domiciliar no BRASIL PL 3.179/2012 Câmara Federal APROVADO em 18 de maio de 2022 e PL 1.338/2022 Em Trâmite no Senado Federal.
Famílias em 85% dos Países da OCDE pelo mundo praticam o HOMESCHOOL e o Brasil faz parte desse método de ensino.
O crescimento do homeschooling no Brasil, nos mostra a liberdade educacional e do pluralismo pedagógico, fazendo que tenhamos crescimento e conhecimento democrático, social e institucional, dando mais valores aos princípios constitucionais. Não fere os pilares e direitos das crianças, jovens e adolecentes, oferecendo também liberdade para tutores e famílias escolherem meios e os métodos pelos quais preferem educar seus filhos.
O homeschool é praticado de modo independente, isto é, milhares de estudantes que se desenvolvem nesse ensino não existem para as estatísticas, portanto o número de adeptos ao Ensino Domiciliar é muito maior que os apontados nestes gráficos.
FAMOSOS QUE FIZERAM HOMESCHOOL
Instituto RECEBS - Contato: (84) 98802-7540 / 98149-1876 / 2131-8609
Instituto RECEBS -
Contato: (84) 98802-7540 / 98149-1876 / 2131-8609